CRUZEIRO-SP| PRIMEIRA MORTE POR DENGUE É REGISTRADA NO MUNICIPIO:

 


Por redação:

A Prefeitura Municipal de Cruzeiro-SP, divulgou nesta quarta-feira (12), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a primeira morte causada pela dengue em 2025 no município. Segundo as informações, a vítima é Harim Gineton de 41 anos de idade, que possuía comorbidades e morava na zona leste da cidade. De acordo com as informações, a vítima deu entrada no último dia (08) no Hospital Santa Casa de Cruzeiro-SP, mas a doença evoluiu rapidamente e ele faleceu.



Foto: Redes Sociais


Em seu site, a Prefeitura Municipal divulgou uma nota sobre o caso confirmado na cidade:


"A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), confirma a primeira morte em decorrência da dengue na cidade em 2025. O registro é de um paciente de 41 anos, do sexo masculino ,  com comorbidade e residente na região na zona leste. A pessoa faleceu na madrugada desta quarta-feira, (12/03).

A Administração reforça que todo atendimento foi prestado a vítima, que deu entrada no Hospital Santa Casa no último dia 8 de março. Infelizmente a doença evoluiu de maneira rápida e mesmo com todos os esforços não houve possibilidade de reverter o quadro.

A Secretaria de Saúde informa ainda, que mediante a confirmação da doença, tomou todas as devidas providências, que fazem parte do protocolo de combate à dengue no município, incluindo o bloqueio nas imediações da residência.

Atualmente Cruzeiro conta com 6 casos positivos de dengue. São 162 notificações, sendo que 152 casos descartados e 4 ainda aguardando exames para confirmação.  As regiões em que estão concentrados os maiores números de casos são as zonas leste e oeste.

Para evitar a proliferação do mosquito, a Prefeitura tem realizado diariamente diversas ações de conscientização e de combate à doença. Dentre elas, aplicação de nebulizadores e pulverizadores para conter a proliferação do mosquito, o fortalecimento da campanha de vacinação contra a doença e o aumento na fiscalização feita pelas equipes da Vigilância Epidemiológica.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem intensificado os serviços preventivos, com as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias e realização de nebulização e mutirões.

Um dos destaques da equipe da VE, é a realização semanal de um mutirão de limpeza, onde vários agentes percorrem determinados pontos previamente identificados, para limpeza e recolhimento de materiais que possam servir como criadouro do mosquito Aedes aegypt.

Vale lembrar, que qualquer pessoa apresentar febre de início repentino e pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico.

Lembrando que em todas as Unidades de Saúde do município a Prefeitura oferece o diagnóstico por meio de exames, sendo assim, dentro dos primeiros 5 dias de sintomas é de suma importância buscar o atendimento", finalizou o município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem