Por redação:
Neste final de semana prolongado, com o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Estado de Polícia Militar estará novamente empregando seu amplo esquema de policiamento visando garantir a segurança de turistas e moradores do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 4.500 policiais militares estarão nas ruas, presentes em grandes eventos, nas estradas e praias tradicionalmente frequentadas.
Com a previsão de altas temperaturas, a corporação seguirá com o planejamento da Operação Verão, empregando 1.500 policiais nos três dias do feriadão, concentrados nas regiões da orla mais frequentadas pelos banhistas nos municípios do Rio e Niterói, além das cidades litorâneas.
Neste domingo (19), está programada a 28ª Parada do Orgulho LGBTQI+ Rio, a ser realizada na orla de Copacabana, Zona Sul da cidade. Para este evento, a SEPM deslocará 850 policiais militares distribuídos por todo o percurso, seja nas 10 torres de observação instaladas, em baseamentos estratégicos e atuando dinamicamente. O monitoramento aéreo da corporação também estará presente, com policiais operando drones e aeronaves tripuladas, responsáveis pela transmissão de imagens em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O conjunto de esforços mobiliza a convocação de vasto efetivo, que se une às equipes dos batalhões de área e de unidades especiais, como as do Comando de Operações Especiais – composto pelos Batalhões de Ações com Cães (BAC) e de Polícia de Choque (BPChq) e pelo Grupamento Aeromóvel (GAM) – , além de esquadras do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS) e equipes das de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer).
A estratégia de segurança planejada pelo comando da SEPM já está em curso e será continuada até o regresso seguro da população ao fim do feriadão.