O Rio de Janeiro foi escolhido para ser a capital do skate na América Latina e recebe, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, o Oi STU Open Rio. O campeonato, que vai até o próximo domingo (05), reúne as modalidades Park e Street, terá a presença de grandes nomes do esporte, entre eles os medalhistas olímpicos Rayssa Leal (prata/street) e Pedro Barros (prata/park). O Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, é um dos apoiadores da competição por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
"O skate tem a cara do Rio de Janeiro. Por muito tempo, não era visto como esporte, mas, nos últimos anos, este cenário vem mudando, seja pelo talento dos atletas, seja pela qualidade e infraestrutura das competições. Esta, sem dúvida, será ainda mais especial, pois contará com a presença dos nossos medalhistas Rayssa Leal e Pedro Barros" disse o governador Cláudio Castro.
Outros nomes de peso também estarão no STU Open Rio - Dora Varella, Pamela Rosa, Murilo Peres, Pedro Quintas, Luiz Francisco, Luan Oliveira, Lucas Rabelo e Rony Gomes também representarão o Brasil na disputa. Entre os destaques internacionais, Alex Sorgente, Liam Pace, Tom Schaar, Lilly Stoephasius e Trey Wood têm presença confirmada.
"O STU Open Rio vai reunir alguns dos melhores skatistas do mundo no nosso estado, tudo isso viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O significado do evento é ainda maior, pois resgata a confiança da população fluminense em dias melhores após a pandemia. É o Rio de Janeiro voltando a ser o estado do esporte" disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.
Legado para o Rio
Como já é tradição, o STU deixará um legado de melhorias para a região, que costuma receber skatistas de todo país, contribuindo para o processo de transformação social por meio do esporte. Para este ano, as pistas de Park e Street da Praça do Ó foram ampliadas e passaram por manutenção, o que representou um investimento superior a R$ 300 mil.
Para seguir os protocolos de segurança e de enfrentamento à Covid-19, o acesso do público será limitado. Os ingressos gratuitos foram disponibilizados por uma plataforma virtual para evitar aglomerações. Será preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.