Também foram realizadas mais de 300 vistorias em áreas regeneradas, que equivalem a 331 campos de futebol.
A Polícia Militar Ambiental realizou o plantio de 15.007 mudas de árvores nativas por meio de ações de educação ambiental em todo o Estado, durante a operação “Curupira”, deflagrada nos dias 16 e 17 de julho para combater crimes ambientais. Os trabalhos foram realizados em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas e do Curupira.
Além do plantio, a mobilização dos militares permitiu 305 vistorias de Termos de Compromissos de Recuperação Ambiental (TCRA), que somadas às áreas de recuperação/regeneração totalizam 236,5 hectares – o mesmo que 331 campos de futebol ou quase dois Parques do Ibirapuera.
Participaram da operação mais de 1,2 mil militares, com apoio de 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones, para a realização do policiamento ostensivo marítimo, aéreo e terrestre.
Campanha Cultural
Além da operação, a PM Ambiental também aproveitou as comemorações para lançar uma campanha cultural em alusão às duas efemérides. Com o tema: "Polícia Militar Ambiental há 72 anos protegendo as Florestas", a iniciativa foi divulgada nas redes sociais da Instituição no sábado (17) como forma de conscientização à defesa das florestas.
Podem participar do concurso jovens e adolescentes por meio do envio de trabalhos artísticos. A técnica é livre, podendo ser utilizado desde o desenho à mão livre, fotografia, arte digital, colagem ou qualquer outra forma de arte visual.
O trabalho mais criativo será presenteado com uma Challenge Coin da Polícia Militar Ambiental. Para participar basta enviar o seu trabalho, até o dia 31 de agosto de 2021, para o e-mail cpambp5@policiamilitar.sp.gov.
Para inspiração, a arte na montagem abaixo é da Alícia de Valparaiso/SP, ela participou da campanha de 2020 ilustrando em desenho um policial e o curupira na proteção das florestas.
A arte vencedora dessa edição será escolhida no dia 1º de setembro de 2021.