ESTADO DE SP | GOVERNADOR COLOCA TODO O ESTADO NA FASE VERMELHA DO PLANO SP - VEJA:

 

Por jornalismo:

O governador de São Paulo João Doria(PSDB), anunciou nesta tarde de quarta-feira (03), a regressão de todo o estado para a Fase Vermelha do Plano São Paulo. A medida entra em vigor a meia noite do próximo sábado dia (6) de março de 2021 e vai até o dia 19 de março. Em relação a todos aos decretos anteriores, esta é a mais restritiva.

"Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes. Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado", disse Doria.

Segundo as informações, durante fase vermelha, estão autorizados apenas o o funcionamento de setores da saúde, transporte, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e igrejas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais. Em relação aos Shoppings, academias, e comércios, esses ficam proibidos de funcionar.

"As escolas da redes públicas estadual e municipal e da rede privada vão continuar abertas, e vão atender os alunos. Exatamente como estava previsto", disse o governador.

Outra mudança, é a antecipação do chamado "Toque de restrição" que passará a ser das 20h ás 5h da manhã e não mais das 23h ás 5h da manhã.


Além disso, as prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.

Por outro lado, qualquer medida local que abrande as restrições definidas pelo Estado será alvo de notificação administrativa por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional. As advertências serão informadas ao Ministério Público para possíveis sanções judiciais que garantam o cumprimento estrito das normas do Plano SP.

De acordo com as informações, a mudança se deve ao aumento de casos da Covid-19 em todo o estado. Nos últimos dias, São Paulo chegou a bater um número recorde de mortos pela doença.


Dados da pandemia

A média estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 chegou a 75,3% na última terça, sendo 76,7% na Grande São Paulo. O total de pacientes internados em estado grave em chegou a 7.415, com média diária de cem novas internações em todas as regiões de São Paulo nos últimos dez dias.

“Isso é algo que jamais vimos. Ainda ontem tivemos o maior número de mortes da história da pandemia em nosso estado, foram 461 pacientes que perderam suas vidas em apenas um dia”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Para reduzir a pressão nos hospitais, o Governo de São Paulo vai abrir 500 leitos em março, com 339 em UTIs e 161 em enfermarias. Até o dia 31, serão 8.839 vagas de UTI nos SUS em todo o estado – antes da pandemia, eram 3,5 mil leitos.

O que pode funcionar durante na fase vermelha do Plano SP?

·    - Farmácias

·    - Mercados

·    -  Padarias

·    - Açougues

·    - Postos de combustíveis

·    - Lavanderias

·    - Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô

·    - Transportadoras, oficinas de veículos

·    Atividades religiosas

·    - Escolas

·    - Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria

·    - Bancos

·    - Pet shops

·    - Serviços de delivery ou entregas

·    - Indústria

·    - Construção civil

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem