Na última sexta-feira (29), o É Agora noticiou uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), em razão dos problemas no Transporte Público de Cruzeiro-SP. Segundo o MPT, duas denúncias sobre higienização e demissão de cobradores, foram protocoladas no mês de maio. Após a publicação da matéria, o assunto tomou conta da cidade. Houve diversos comentários nas redes sociais, confirmando esta problemática no município. Inclusive outros Portais de Notícia, e emissoras de Rádio, vieram a abordar o tema.
Nesta quinta-feira (04), o Ministério Público de São Paulo, informou que a Promotoria de Cruzeiro-SP, por meio do do Dr Gianfranco Silva Caruso, instaurou um procedimento para apurar as denúncias de Falhas no Transporte Público da cidade. De acordo com o MP, tanto a ABC Transportes, como a Prefeitura Municipal de Cruzeiro-SP, deverão apresentar informações pertinentes ao tema. Conforme segue:
“Foi expedido ofício para e empresa ABC Transportes Ltda, concessionária do serviço público de transporte coletivo de passageiros, solicitando informações a respeito da denúncia de eventuais falhas na prestação do serviço de transporte público de passageiros na cidade de Cruzeiro, como ausência de linhas suficientes para atender a demanda, falta de higienização adequada dos ônibus e sua disponibilização aos passageiros. A empresa deverá informar os horários e itinerário de cada linha na cidade de Cruzeiro e o número de passageiros de cada uma delas no prazo de 10 dias”.
Conforme citado, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro-SP, que tem como dever, fiscalizar o Transporte Público na cidade, também deverá apresentar esclarecimentos ao Ministério Público:
“Foi expedido também ofício para a Prefeitura Municipal de Cruzeiro solicitando informações sobre as medidas adotadas, dentro do poder de polícia, relacionadas ao cumprimento das obrigações contratuais da concessionária de serviço público de transporte de passageiro ABC Transporte Ltda, especialmente diante das denúncia de falhas na prestação do serviço e de falta de informações sobre o horário atualizado de linhas durante a pandemia e sobre medidas de higienização para evitar a propagação do Coronavírus”.
Finalizou a Promotoria de Justiça do Ministério Público.
Nossa reportagem tentou contato com a ABC Transportes e o Município de Cruzeiro-SP. Mas até o fechamento desta matéria, não houve nenhum retorno.
Diante de todo o assunto em questão, fica claro que a população da cidade anseia apenas por uma coisa. A rápida melhora do transporte público no município.